Férias na “Suckerland” (5) – A Golden Cost da California – Big Sur e Carmel

O trecho de costa entre Santa Barbara e Monterrey é o que oferece o cenário mais espetacular da California. O chamado Big Sur tem cerca de 150 kms de falésias e cenários de tirar o fôlego, dentro de um parque nacional onde os animais e a natureza são protegidos dos turistas. Com paciência e sorte você vai ver leões marinhos (pare em Point Lobos, pouco antes de Carmel) e focas em seu habitat natural.

No início desse trecho, pouco depois de Santa Barbara, fica o Hearst Castle, um delírio do magnata da mídia, William Randolph Hearst. Entre 1919 e 1947 a arquiteta Julie Morgan construiu no alto de uma montanha um ninho de águia para o milionário. Hearst não aproveitou quase nada de seu sonho, já que morreu em 1951. Em 1957 a Hearst Corporation doou o castelo para o estado da California, que o abriu a visitações do público, protegido como um national landmark. Você pode visitar o Hearst Castle, através de tours pagos de cerca de duas horas. Planeje bem o tempo, pois a viagem pela Interstate 1 é lenta.

Saindo de Santa Barbara, você vai consumir algumas horas até Carmel, pois é provável que pare em vários pontos do Big Sur para curtir a vista. Um bom ponto de parada para almoço, entre Santa Barbara e Carmel, é San Luiz Obispo. Para comer um ótimo hamburger na grelha, ou um típico barbecue americano, experimente o Firestone Grill, bem no centrinho. O lugar é mega lotado, mas na parte interna, servida por garçons, é mais fácil de sentar (do lado de fora é self service).

Carmel by Sea é um cartão postal. Parece uma Visconde de Mauá à beira-mar. Mas, por ser minúscula, não consome mais de um dia para ser virada pelo avesso. Imperdíveis são o por do sol na prainha da cidade (final da Ocean Av.) e o 17 Miles Drive (um passeio de carro de 17 milhas, dentro de um parque que serpeia entre o oceano e a floresta, com um magnífico campo de golfe em seu interior. Reserve meio período para compras no centrinho comercial na metade da Ocean Avenue. São pequenas boutiques, incontáveis galerias de arte e lojas gourmet (que oferecem vinhos da Califórnia, alguns de vintages antigas, a preços melhores do que Napa Valley) ,que vão requerer muito controle para não detonar o cartão de crédito.

Em Carmel existem muitos hoteizinhos charmosos, em estilo europeu, quase todos no centrinho. Fora da cidade existem os resorts, vários. Nós ficamos num de tirar o fôlego, no fundo de um vale, com montanhas ao fundo, com chalés plantados em meio aos gramados de um lindo campo de golf. O nome é Carmel Valley Ranch. O serviço é perfeito, a comida ótima e os chalés magníficos, todos com imensas lareiras. À noite o programa é comer marshmellow assado na lareira externa (na verdade uma mega fogueira), ao lado da piscina. É muto bom!

Os restaurantezinhos de Carmel também são incríveis, com comida maravilhosa e muito clima. Se estiver frio, como esteve quando passamos por lá, o clima é de Campos do Jordão. Nós jantamos na Cantinetta Luca na Dolores Street, um lugarzinho charmoso que prepara seus próprios embutidos, perfeitos. Peça uma tábua de embutidos da casa, seguida de uma massa (também caseira). Eu comi um Zi Rigate com lingüiça apimentada de babar. A carta de vinhos é ótima e honesta.

No único mercadinho da cidade (próximo ao shoppinho) tem uma varandinha onde servem sandwiches de steak e hot dogs, feitos na grelha, que sao fantásticos, um ótimo programa para um almoço rápido.

Saindo de Carmel, a caminho de São Francisco, em 15 minutos você chega a Monterrey, uma cidade bem maior (não necessariamente melhor). Vale gastar uma hora e visitar o aquário municipal (que conheci numa outra viagem) e não tem mais nada. De Monterrey a São Francisco, ou Napa, não vale a pena ir pela 1, pois a estrada é ruim e a paisagem não justifica. Siga pelas grandes highways, que o GPS vai te sugerir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s