Férias na “suckerland” (4) – Golden Coast California – Santa Barbara

Tudo de bom que oferece a costa da California fica entre Los Angeles e Monterrey, que inclui o Wine Country de Santa Ynez (região de Santa Barbara), o Big Sur e a maravilhosa Carmel. A costa entre Monterrey e Sao Francisco nao tem nada para ver. Esse trecho cruza o Vale do Silicio, movimentadíssimo, e aí é melhor sair da highway 1, lenta, e utilizar a express way 101.

Santa Barbara é conhecida como a Riviera americana, com suas montanhas baixas, próximas da costa, com mansões espetaculares debruçadas sobre o Pacifico. Em Santa Barbara, se seu orçamento estiver folgado, existem dois hoteis espetaculares: o Four Seasons Biltmore e o San Ysidro Ranch. Ambos ficam em Montecito (que apelidamos de Montecito de Mierda, por tratar-se de um vilarejo com uma só rua) e têm estilo colonial espanhol. O San Ysidro Ranch é uma fazenda, com uma topografia e jardins maravilhosos. Ele é mais rustico no estilo do que o Four Seasons. Outras alternativas interessantes sao os country inns acolhedores de Solvang, ou Los Olivos, no coração do Vale de Santa Ynez.

Santa Barbara merece uma tarde. Em sua principal rua, a State St, que começa no pier e vai até um pequeno shopping center aberto, encontram-se dezenas de lojinhas descoladas. Se você der sorte, como eu dei, nas tardes de 3a e 5a tem uma feirinha de fazendeiros, onde pode-se comprar frutas e queijos artesanais maravilhosos, diretamente dos produtores. Santa Barbara oferece dezenas de pequenos restaurantes deliciosos. Experimente o Ca Dario, um italiano onde comemos o melhor molho bolonhesa da viagem. Experimente também um dos vários mexicanos da única ruazinha de Montecitos.

Mas, o que Santa Barbara tem mesmo de bom é o Vale de Santa Ynez, cenário do maravilhoso filme Sideways (no Brasil com o horrível título de “Entre umas e outras”), onde o depressivo Milles viaja pelo vale com seu amigo Jack, onde encontram e paqueram duas meninas da região. Os quatro bebem todas e o roteiro serve de pano de fundo para aprendermos um pouco sobre vinhos. Para quem nao viu, o filme é legal, vale conferir.

A rota do vinho, que os gringos chamam pomposamente de wine country, começa em Santa Barbara, seguindo em direção a Los Olivos. Você pode ir até Los Olivos pela 101, mais rápida, mas a curtição mesmo é seguir pela cênica 154, que corta o Vale de Santa Ynez, passando pelo Lago Cachuma, bem no alto das montanhas, até chegar a Los Olivos. Em Los Olivos pare no café de memo nome, para preparar uma cesta de picnic e plane jar o resto do dia, que deve incluir degustações em duas ou três vinícolas. Nenhuma delas oferece vinhos espetaculares, mas as paisagens são de tirar o fôlego.

De Los Olivos, siga pela Foxen Canyon Road, onde se situam a maioria das viniculas (Foxen, Firestone, Fess Parker, Riverbench,…). Fizemos um picnic nota 10 na vinícola Sunstone, em Solvang, um lugar lindo, com infra perfeita para esse fim. Mas, se você quiser aproveitar mesmo, enchendo a cara em todas as viniculas, sem esquentar a cabeca, programe um tour sob medida com a Coastal Concierge (805-265-6065). Se voce tiver sorte, como eu tive, vai ganhar como guia a lindíssima e interessante Jenniffer, uma sommelier que mora nas montanhas do Vale de Santa Ynez, no meio de ursos e alces. Vale conferir as cidadezinhas de Solvang e Santa Maria (assista o Sideways para se aclimatar com a regiao).

Anúncios

Uma opinião sobre “Férias na “suckerland” (4) – Golden Coast California – Santa Barbara”

  1. Fiquei pensando sobre o que seria exatamente um picnic…! Será que foi/é como nos “filmes”!? No chão, com lancheira e tals…Ou uma adaptação sofisticada, “seculovinteeumtada”…rs…

    Lembrei-me do passei que fiz com a Débora, em 2000, de carro a San Diego (fui ver um porta-aviões de perto…rs) e à Las Vegas…Impagável essa cidade, né…!

    Obrigado por dividir seu relato : muito 10 ler, ver, saber das pessoas felizes!..

    Abração,

    Normando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s