Desenvolvendo conteúdo para web (1)

A estratégia de conteúdo

Gente, antes de mais nada, preciso me qualificar para que vocês aceitem os argumentos propostos nesse post. Eu gosto de escrever, em geral. Posso mesmo confessar que sou um escritor frustrado. Até já escrevi um livro, “Ser Humano.com.br”, lançado há exatos 10 anos, que chegou a fazer algum sucesso (durante uma semana foi o oitavo mais lido na categoria não romance do Estadão). Ao longo dos últimos dez anos escrevi crônicas para jornais e ajudei meus clientes a escreverem artigos. Em janeiro lançarei um e-book (“O Ovo Azul”), em parceria com meu sócio Mário Soma, com uma coletânea dos textos que publicamos nos últimos dez anos. Sou blogueiro há três anos. Também sou sócio de uma agência de comunicação corporativa, que atua nas mídias tradicionais e nas novas mídias (redes sociais).

Isso posto, embora eu me considere um escritor medíocre, pelo menos ninguém pode me negar o mérito do esforço e da experiência. E é com base nessa experiência, que eu gostaria de abordar, numa série de posts, os desafios de escrever bem, quando os textos são destinados à web.

De cara, proponho um paradoxo: um texto de sucesso na mídia tradicional impressa, não necessariamente fará sucesso online, particularmente se for destinado às mídias sociais. A razão desse paradoxo é que as mídias web (e principalmente os públicos), são muito diferentes das mídias tradicionais. Para dar um exemplo simples, um texto elegante não funciona na web, onde a repetição de palavras (tags) é importante para facilitar a vida do Google.

Uma boa estratégia de conteúdo web pode ser diferencial para o negócio. O conteúdo de seu web site é uma ferramenta para atrair clientes online. Esse conteúdo pode funcionar como uma poderosa ferramenta de marketing, ou então empurrar um potencial cliente para o site de seu concorrente.

A chave do sucesso na Internet passa por prover conteúdo útil, continuamente atualizado e informativo. O desenvolvimento de conteúdo web de valor é hoje um desafio empresarial. Temos que pedir aos stake holders do negócio (colaboradores, parceiros e clientes) a atuarem como publishers, quando eles não estão preparados para isso. Desenvolvimento de conteúdo consome (muito) tempo. Por essa razão, para ter sucesso na web é importantíssimo criar uma estratégia de produção de conteúdo, que resulte num plano editorial.

Como construir uma boa estratégia de conteúdo web? Vários aspectos são importantes e devem ser sempre considerados:

  • Mapeie o conteúdo atual de suas páginas web. Se Possível use ferramentas analíticas para determinar quais conteúdos atraem mais engajamento da audiência.
  • Analise as implicações de desenvolver e manter conteúdos para o que for mais relevante. Lembre-se que geração de conteúdo depende de pessoas, que nem sempre têm tempo, e/ou boa vontade para produzir.
  • Teste o conteúdo, variando e verificando a aceitação do público. Descubra o que atrai o público de volta para seu site.
  • Torne fácil a vida de seu público, propiciando a busca de conteúdos, seja pelo uso de técnicas de SEO, seja trabalhando a navegabilidade das páginas (um bom wireframe é o começo).
  • Compare sua estratégia de conteúdo com a de seus concorrentes. Não copie, mas aprenda com o erro dos concorrentes, para oferecer a seu público um conteúdo mais rico.
  • Antes de criar um plano editorial, considere quais são os objetivos da empresa ao publicar conteúdo em seu web site (ou blog corporativo, ou Twitter, ou qualquer rede social). Você quer que os leitores subscrevam conteúdos específicos de seu interesse (interesse do público), ou você pretende direcionar o público para aquilo que é mais importante para a empresa?

Em se tratando de conteúdo web, um outro aspecto importante é o tipo de conteúdo. Existem vários:

  • Conteúdo institucional e de ofertas, típico de qualquer web site corporativo.
  • Artigos.
  • Vídeos e conteúdos multi-mídia, em geral, que podem ser postados no web site/portal, no blog corporativo, ou até em sites de media shareing (YouTube, Flickr, SlideShare).
  • Releases de Midia, no formato de Social Media Releases, numa página do tipo Social Media Newsroom.
  • Posts de blogs, microblogs (Twitter).
  • Notas curtas (seeding) em redes sociais como LinkedIn, Facebook, Orkut, etc.
  • White papers, em formato PDF, geralmente publicados no blog da empresa, ou num portal corporativo.
  • Conteúdos de fóruns e grupos de discussão.
  • Etc.

Houve época em que as empresas tinham um web site porque pegava mal não ter; era questão de ter o endereço no cartão de visita. Hoje os web sites estão se tornando portais de negócios, com entrada para sistemas de SAC, hepldesk, blogs, extranet, vendas online, CRM social e muitas outras formas de interação com o público, quase todas elas se pautando na colaboração, com viés de redes sociais corporativas. Com tudo isso, sem um plano editorial você está morto e sem uma estratégia você não conseguirá montar seu plano editorial.

 

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Uma opinião sobre “Desenvolvendo conteúdo para web (1)”

  1. Show de Bola, O conteúdo descrito, Estou Começando a trabalhar com desenvolvimento de sites e sistemas, porém estou com dificuldades na elaboração e publicidade, esse post me deu uma noção de como conseguir isso, minha meta é contratar alguém que possa desenvolver para mim, muito Obrigado!

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