Quem é Mark Zuckerberg?

Quem é Mark Zuckerberg, o fundador do império Facebook, com +500 milhões de usuários e um valor de mercado próximo de USD 20 bilhões, com milhões de investidores ansiosamente aguardando o IPO: um garoto sortudo, ou um novo Bill Gates?
Segundo Ben Mezrich, autor de “The Accidental Billionaires”, ele é apenas um garoto sortudo. Já David Kirkpatrick, veterano jornalista da revista Fortune, retrata Mark Zuckerberg,em seu livro, “The Facebook Effect”, como “o cara”, não apenas um novo Bill Gates, mas quem sabe um novo Larry Page, ou Sergey Brin (fundadores do Google).  E David Kirkpatrick conviveu com Zuckerberg por 26 semanas, além de contar com a participação de vários executivos da rede social que convivem com o garoto.

No livro, Mark é descrito como “um jovem com uma maturidade acima da média e uma surpreendente perspicácia empresarial”.

Enquanto o livro não chega (lançamento previsto para 15/06 nos USA), curta abaixo um trechinho, que mostra um pouco do fenômeno Zuckerberg.

Michael Wolf, presidente da Viacom (dona da MTV ) precisava impressionar o Mark Zuckerberg. Convidou-o para uma viagem no jato executivo da empresa, mas durante todo o trajeto quem se mostrou no commando foi Mark.

De todos aqueles que tentavam atrair Mark Zuckerberg no outono de 2005, o presidente da Viacom era o que tentava mais seriamente. Ele tinha ouvido falar, em contato com estudantes universitários, do novo site e estava determinado a trazê-lo para sua companhia. Mas, antes ele teria que se aproximar de Zuckerberg. Wolf pensou inicialmente em enviar mensagens instantâneas para o líder do Facebook.

Periodicamente ele mandava uma mensagem dizendo-se em viagem para Palo Alto e convidava Mark para jantar. Se Mark respondesse, sua idéia era viajar no mesmo instante e realizar o jantar. O ano 2005 estava terminando e a resposta de Mark nunca chegou. Foi aí que Wolf teve a idéia de aproveitar uma viagem real a São Francisco e convidar Zuckerberg a aproveitar os feriados de Natal e fazer a viagem para visitar seus pais em Nova Iorque, a bordo do jato corporativo da Viacom. Desta vez Zuckerberg engoliu a isca.

Como o jato corporativo da Viacom não estivesse de fato disponível, Wolf viajou para São Francisco pela American Airlines e lá alugou um jato executivo top de linha, do modelo Gulfstream G5. A ideia era levar o garoto até o Westchester County Airport, perto da casa dos pais de Zuckerberg, em Dobbs Ferry, N.Y. Quando Zuckerberg chegou ao aeroporto de São Francisco, o executivo da MTV já estava esperando a bordo do G5, como se aquilo fosse a coisa mais natural do mundo. Então, exatamente como Wolf tinha cuidadosamente planejado, eles passaram juntos cinco horas ininterruptas a bordo do avião. Ele estava determinado a encontrar uma maneira para Viacom comprar o Facebook.

Durante a maior parte da viagem, todavia, o garoto de 21 anos esteve no controle da conversação. Ele interrogou Wolf sobre os negócios da MTV. Como empresas como a  Viacom ganham dinheiro? Quanto a MTV cobra por seus anúncios? Como constroi sua audiência?

Mas, Zuckerberg que não é de ferro, ficou tomado de admiração pelo G5. “Este avião é incrível,” ele disse. Wolf não perdeu tempo e respondeu: “Se você vender apenas um pedacinho de sua companhia para nós, vai poder ter seu próprio avião.”
Quando o jato aterrissou em Westchester, dois carros estavam esperando: um era o sedan corporativo da Viacom e o outro era a minivan da família de Zuckerberg, da qual emergiram seus pais. Eles trocaram um abraço afetuoso, como se ele estivesse simplesmente chegando para um período de ferias escolares.

O CEO da MTV continuou sua perseguição após os feriados, voando para Palo Alto em Janeiro com uma elaborada apresentação em PowerPoint e novamente no mês seguinte com um apelo ainda mais pessoal. A esta altura, Wolf e  Zuckerberg tinham se tornado “chapas”. Eles fizeram um longo passeio pelas alamedas de Palo Alto e deram uma paradinha no apartamento de um dormitório de Zuckerberg. O lugar era uma bagunça, com colchão no chão, pilhas de livros esplahados, uma esteira de bamboo e uma lâmpada pendurada no teto. Em seguida foram jantar num restaurante próximo.

Durante o jantar Wolf mandou de novo a mesma pergunta que tinha feito no avião: “Por quê você simplesmente não vende o Facebook para nós? Você ficaria imensamente rico.”

“Você acabou de conhecer meu apartamento,” replicou Zuckerberg. “Eu realmente não preciso de dinheiro.  E, de qualquer maneira, eu não acho que terei uma idéia tão boa de novo, no resto de minha vida.”

A Viacom ainda tentaria oferecer dinheiro grande para Mark, inicialmente uma oferta de $800 milhões, com aprovisionamento para chegar a $1.5 bilhão. Mas, como muitos outros investidores, o executivo da Viacom descobriu estar lidando com uma personalidade e um carácter formidáveis. Se o apelo inicial da invenção de Mark ainda estava baseado apenas no interesse dos estudantes universitários em se conhecerem mutuamente, sua ambição confessa era muito maior: mudar o mundo!

Anúncios

3 comentários em “Quem é Mark Zuckerberg?”

  1. Gostei, Augusto! Seus temas e textos são sempre interessantes para mim. One question though: qual é exatamente a proposta do Facebook para mudar o mundo?

    Abraços e keep them coming!

    1. César, difícil de adivinhar o que vai pela cabeça do Mark Zuckerberg, mas eu tenho minha visão. Acho que o Facebook migra de uma simples rede de relacionamentos, for fun, para uma vitrine. O Facebook já funcionou como uma vitrine para “vender” o produto Obama. Algumas empresas de varejo já acharam essa pegada. Olhe, por exemplo, como a Sephora usa o Facebook: http://www.facebook.com/Sephora#!/Sephora?v=app_10442206389

      Se o Facebook se consolidar como uma vitrine mundial de produtos, eu acho que isso realmente mudará o mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s