O ano em que as instituições abriram seus dados

Sir Tim Berners-Lee o gênio criador da World Wide Web, líder do WWW Consortium, acha (ou talvez torça para isso) que 2010 será lembrado como “o ano que as instituições abriram seus dados para o mundo”.

Como todo bom gênio, TIM tem o poder de síntese. Em menos de 6 mins, numa palestra no TED University 2010 (fique por dentro em 100 tweets) ele mostra o impacto positivo que teria para o mundo o cruzamento de dados públicos. Vale conferir a palestra, muito bem ilustrada, do Tim.

Os jornais e mídias online poderiam liderar o processo de abertura de seus dados públicos. Blogueiros, empresas, entidades de governo e ONG’s poderiam fazer o mesmo. O cruzamento dessas informações poderia resultar em benefícios públicos imensuráveis. Por exemplo, cruzando-se os dados do último censo demográfico de uma região (média de idade da população, taxa de mortalidade e de nascimentos) com a rede de escolas públicas é possível se determinar onde construir novas escolas. Ou, contrapondo-se redes de esgoto com taxa das de morte por diarréia pode-se mapear onde deve ser dada prioridade para novos investimentos. E assim por diante.

Parece óbvio? Não é para nossas autoridades. Sem falar dos países mais adiantados, certamente no Brasil o IBGE não cruza seus dados com a Sabesp, nem esta com o CET, nem este com o banco de dados da policia, e por aí vai.

Na visão de Tim-Berners Lee, as entidades públicas não precisariam se preocupar com o cruzamento dos dados. Empresas, ONG’s, blogueiros, jornalistas e sindicatos fariam este trabalho em prol do cidadão. Vai acontecer pelo mundo afora? É provável, ainda mais com o respaldo do poderoso TED. E por aqui, nessas terras onde manda o Lula? Só se a Dilminha incluir no PAC 2!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s