Infográficos, a pintura rupestre do Século XXI

Infográficos, que bicho é esse? Por exemplo, isto é um infográfico:

Infográficos são representações visuais de dados, de informações, ou mesmo de conhecimento. Os infográficos criam sinergia entre a ilustração e os gráficos, para comunicar mensagens complexas a públicos leigos.

Os infográficos já vinham sendo utilizados há algum tempo nos board rooms do mundo corporativo. A re-estilização de jornais, sob pressão da Internet, tem utilizado esse novo tipo de interface para melhorar a comunicaçao entre editores e público. Recentemente, o Estadão (repetindo o que o NY Times fizera anteriormente) se re-estilizou e passou a utilizar melhor os infográficos para sintetizar uma matéria complexa, ou de conteúdo amplo, a seu público.

O NYT tem um laboratório de criação de infográficos, o VizLab, onde é possível visitar-se uma interessantíssima exposição de infográficos produzidos com o Many Eyes, software de visualização da IBM.

O infográfico é uma associação de idéias, combinando imagens a informações alfanuméricas. Mesmo com um poderoso software de criação em suas mãos, o criador de um infográfico é um artesão, que faz associações entre idéias, ou conceitos. Esses artesãos desenham ilustrações e gráficos para representar dados estatísticos, de anatomia, estatísticas, mapas e fluxos, ou para explicar qualquer tipo de informação mais complexa.

Pode ser um gráfico mostrando o roteiro do Lula em viagem recente pela America do Norte e Caribe, ou a representação da série histórica de crescimento do PIB do Brasil nos últimos anos. Ambos os exemplos podem ser vistos na galeria de infográficos do Estadão.

A “visualização” é a técnica utilizada para criar imagens, diagramas, e/ou animações na forma de infográficos. Na verdade o homem das cavernas já a utilizava nas pinturas rupestres (os “infográficos” do homem de Neanderthal), para expressar suas idéias através das imagens.

E assim, os extremos se tocam. Um conceito ancestral de comunicação visual foi outrora desprezado em favor da escrita. Milhares de anos depois, os softwares mais sofisticados do mundo são hoje utilizados para substituir a informação escrita por informação visual. Viva a sabedoria dos antigos…

Anúncios

18 opiniões sobre “Infográficos, a pintura rupestre do Século XXI”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s