Um monte de cocô e um cotonete… [1/3]

Uma montanha de cocô e somente de um cotonete?! O que fazer a respeito? Essa será mais ou menos a situação a ser herdada pelo próximo presidente da república.  Os $ 151,9 bilhões orçados para o investimento público em 2010 equivalem apenas a 4,6% do PIB projetado de R$ 3,32 trilhões. Vale lembrar que uma bela parte disso irá para o Bolsa Família, que em 2009 girou aí pelos R$ 30 bilhões. E isso num ano eleitoral. Imaginem a situação em 2011, onde, além do orçamento naturalmente apertado, haverá uma bruta conta para pagar e uma situação fiscal para lá de desajustada!

O próximo governo tem tanta coisa para fazer, que talvez seja melhor jogar o cotonete fora e usar as próprias mãos. Vamos a uma lista mínima de coisas urgentes a fazer:

  • As sempre adiadas (agora não dá mais) reformas tributária e previdenciária (finalização do que foi iniciado e interrompido).
  • A inadiável rediscussão da legislação trabalhista, visando torná-la mais flexível e competitiva para aumentar empregos e facilitar exportações.
  • A reforma do judiciário, visando torná-lo mais ágil e justo, melhorando a representatividade da população e reduzindo a margem para bandalheiras.
  • A diminuição da burocracia – principalmente para os pequenos, médios e micro empresários.
  • Marcos regulatórios decentes, juntamente com o reforço das agências reguladoras, visando dar o necessário conforto aos investidores externos.
  • Linhas de crédito que sejam verdadeiramente justas (a juros decentes), capazes de fazer a economia girar.
  • Mais distribuição de receitas para estados e municípios fazerem os investimentos necessários em saúde, saneamento, educação e infra-estrutura.
  • Mais pragmatismo nos relacionamentos bilaterais (um Itamaraty orientado a negócios e não ideologia), particularmente com os EUA.
  • Mais educação de qualidade. E por ai vai.

A sociedade brasileira ainda precisa aprender a se expressar, deixando claras as coisas com as quais não concorda e quais são suas prioridades. Durante os últimos duzentos anos temos nos limitado a olhar e a criticar os políticos. Enquanto isso “rolamos nossos problemas com a barriga”, cada um por si e Deus por todos.

Para dar uma boa dimensão da insensatez da sociedade brasileira, o Lula está tentando eleger a Dilma, metendo o pau na “herança maldita” do governo FHC, enquanto toda a sua popularidade foi construída exatamente por manter linha por linha toda a estratégia de governo de seu antecessor?!

A questão que se coloca é: como operar as mudanças necessárias e aumentar exponencialmente o grau de envolvimento e responsabilidade social da população brasileira num pais repleto de ignorantes, que não entendem seus próprios problemas, seus direitos e que estão meramente interessados em saber se o salário do mês será suficiente para sobreviver por mais 30 dias? Para abordarmos as soluções possíveis precisaremos de algumas blogadas. Aguardem (e leiam) o próximo post.

Anúncios

Uma consideração sobre “Um monte de cocô e um cotonete… [1/3]”

  1. “A questão que se coloca é: como operar as mudanças necessárias e aumentar exponencialmente o grau de envolvimento e responsabilidade social da população brasileira num pais repleto de ignorantes, que não entendem seus próprios problemas, seus direitos e que estão meramente interessados em saber se o salário do mês será suficiente para sobreviver por mais 30 dias? Para abordarmos as soluções possíveis precisaremos de algumas blogadas. Aguardem (e leiam) o próximo post.”

    Concordo com cada palavra colocada no trecho acima.

    Foi Jean Piaget que disse “A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.”

    Está claro que a única forma de fazer com que o Brasil se torne realmente um país do futuro é mudando a mentalidade do Brasileiro através da educação.

    Parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s