Venha pro Twitter você também!

twitter3Gente, eu sou um “Twitteiro” novo. Para os não iniciados, o Twitter é uma espécie de “micro blog”, onde em 140 caractéres (máximo) você exprime uma idéia. Através do Twitter você identifica pessoas que compartilham os mesmos interêsses e as acompanha. É provável que, se vocês estiverem na mesma faixa de sintonia, elas o acompanhem também.

O Twitter é uma das mais fascinantes ferramentas do novo mundo da Social Media. Já inventaram até um verbo para que usa o Twitter: “twittar”! Eu estou começando a descobrir essa incrível ferramenta de construção de relacionamentos na web, mas principalmente de busca rápida de informações e de atualização no minuto sobre virtualmente qualquer coisa.

É impossível descrever o Twitter em poucas palavras. Uma definição possível é ser uma alternativa para os torpedos no celular. A definição mais genérica é que trata-se de uma ferramenta de relacionamento para trocar informações sobre assuntos de interêsse comum. O Twitter pode ser usado também para troca de informações entre os membros de um time de projeto, ou ainda como um instrumento de pesquisa na web, alternativo ao Google, ou para descobrir rapidamente quem tem uma informação que você quer. O Twitter vira aquilo que você quer fazer dele. A melhor forma de descobri-lo é utilizando e é nessa fase que eu estou agora.

Para quem desejar uma introdução rápida ao Twitter eu recomendo o excelente arigo “How to get Twitter”. Nesse artigo são sugeridas 7 regras básicas parao bom uso do Twitter, que vale a pena prestar atenção.

E será que o Twitter pode ser usado seriamente no mundo corporativo, ou é mais uma onda na moda entre os jovens e que vai passar? Eu acho que o Twitter veio para ficar e sim, sem d;uvida, pode agregar valor a negócios. Por exemplo, em nossa empresa vamos utilizar uma conta corporativa do Twitter para informar a uma rede de interessados sobre a evolução de uma experiência que conduziremos em torno do tema PR 2.0 (pra quem não sabe o que é isso ver minha blogada a respeito). Outro exemplo é o programa de TV “Roda Viva”, que coloca gente na audiência Twittando sobre os bastidores do programa. Eu acabo de ler um excelente artigo sobre “The Business Value of Twitter”. Recomendo.

É isso aí minha gente. Se alguém ler esse post e se interessar pelo Twitter, meu nome de usuário é augustocvp.

Deixe um comentário

