Barack Obama, esse cara é o cara!

barack-obama-caricature-barack-obama-749115_348_450Hoje é o dia mais aguardado do ano (eu ia dizer deste século, mas muitos vão achar que estou exagerando). O mundo está parado esperando que o novo presidente americano mostre suas primeiras cartas.

Aqui no Brasil, país da piada pronta, o novo presidente Americano já está sendo chamado de “Burack” Obama, já que assume também o maior buraco econômico e financeiro da história mundial (em 1930 a crise Americana não se espalhou pelo mundo, como uma peste, da forma que está ocorrendo hoje).

Eu, como todo cidadão global, também tenho minhas expectativas sobre o Obama. Acho que ele é um predestinado. Aos 47 anos, Barack Obama foi eleito o 44o. Presidente dos Estados Unidos da America, após uma duríssima campanha presidencial de dois anos, onde derrotou dois ícones: uma ex-primeira dama, brilhante, aguda e admirada mundialmente e um autêntico herói americano. Anteriormente, Obama ocupou o quadro de senador por Illinois por sete anos. Foi também senador estadual, trabalhou numa ONG em Chicago e publicou dois livros. Também casou com a brilhante e linda Michelle, com quem teve dois filhos. Convenhamos, apesar de interessante, é muito pouco para guindar alguém tão rapidamente ao cargo mais importante do mundo. Ou seja, o cara tem que ser realmente especial.

Vou dar 9 razões (não dou 10, porque 9 é meu numero da sorte) que sustentam minha teoria de que Obama vai “bombar”:

1. O mundo vive hoje, mais do que uma crise financeira, uma crise de confiança. Todos esperam que um novo líder aponte a rota para a recuperação. Obama é carismático e excelente comunicador de massas, a pessoa certa para encarnar esse líder.

2. Obama é independente, tendo montado um gabinete apartidário, composto em função do curriculum e incluindo até mesmo adversários (como por exemplo o secretário de segurança, Robert Gates).

3. Ele é transparente. Que inveja, para nós que temos que conviver diariamente com legiões de “caras de pau”…

4. É focado e rápido, tendo produzido seu programa básico de governo e montado seu gabinete em tempo recorde.

5. É moderno, com visão de século XXI, tendo utilizado a Internet como sua principal alavanca para se eleger.

6. É corajoso, para defender pontos de vista polêmicos e falar verdades duras. Exemplos: aproximação do Irã, fechamento da prisão de Guantánamo, proibição da tortura de prisioneiros, fim do bloqueio comercial a Cuba, retirada dos soldados do Iraque, casamento de homossexuais, política externa (intelligent power), etc.

7. Seu gabinete é o mais espetacular jamais montado por um presidente americano. Inclui nomes extraordinários como Larry Summers, Hillary Clinton e Steven Chu (Prémio Nobel de Física e especialista em energias limpas, alternativas), tendo em sua maioria vivência global. Trata-se de um gabinete com visão multilateral, uma das maiores carências americanas.

8. Sua plataforma de governo, é baseada em itens críticos, tais como: criação de empregos, educação e saúde pública, investimentos maciços em infra-estrutura, reforma do sistema judiciário, prioridade para a Tecnologia da Informação com acesso à Internet Banda Larga para a maioria dos cidadãos.

9. Sua formação é perfeita, sendo graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia e advocacia pela Harvard Law School, tendo sido professor de direito constitucional na Universidade de Chicago e advogado de direitos civis.

Por último, sem estragar meus 9 itens cabalísticos, Obama é um idealista. Com a educação primorosa que teve, optou por não se tornar um milionário trabalhando para uma grande banca de advocacia em Nova Iorque, preferindo ganhar peanuts, trabalhando para os desprivilegiados da periferia de Chicago.

Se ainda assim vocês acham que é pouco, vale lembrar que conquistar a bela Michelle também foi um feito notável. Nas palavras do irmão, Michelle é definida como “uma moça que mastigava os namorados, como se fossem uma cereja, para depois cuspir o caroço”.

São 11s da manhã do Brasil e a esta altura Obama já deve estar fazendo seu discurso de posse. Vamos orar por ele, porque se não der certo é bom a gente começar a vestir uma reforçada cueca de aço…

Anúncios

Uma consideração sobre “Barack Obama, esse cara é o cara!”

  1. Não queria estar na pele do Obama, mas não vejo ninguém melhor para estar. Minhas expectativas também são bem altas e estou feliz que seja ele.

    Agora nos resta torcer e enviar todas as energias positivas possíveis!

    Besitos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s