As férias acabaram…

fat-tourist

Não as suas férias, as minhas, que foram curtinhas mas deliciosas. Defina férias deliciosas. Dormir o dia inteiro? Ler 10 livros em uma semana? Tomar todas e se recuperar do prejuízo etílico imposto pela Lei Seca? Comer tudo (e todas)? Viajar para o lugar mais longe de São Paulo possível? Ficar em São Paulo e colocar o cinema e o teatro em dia? Uma praia deserta (com ou sem sua mulher)? Viajar para algum lugar do primeiro mundo, encher uma sacola de bugigangas inúteis e voltar pra casa feliz por ter passado ileso pela imigração brasileira? Não fazer absolutamente porra nenhuma? Nenhuma das anteriores?

Como tudo na vida, férias é um conceito que varia de pessoa para pessoa. Para mim férias é um estado de espírito. Eu estou de férias quando me libero da seriedade, quando me permito falar merda da hora que acordo à hora em que me deito. Com isso o local onde passo férias é menos relevante do que com quem passo férias. Quando eu me declaro é férias minha mulher, que é séríssima, entra em pânico pois sabe que a temporada do non sense está iniciada.

Para mim as férias só são de verdade se:

  • O celular estiver desligado (eu geralmente o “esqueço” em casa).
  • Não houver nenhum computador (e Internet) num raio de 100 km.
  • A TV do hotel estiver quebrada, ou só pegar a TV Senado.
  • O estoque de bebida for enorme.
  • A comida for boa e farta.
  • O relógio quebrou.
  • Houver um cenário aprazível por perto, para correr e queimar os excessos do resto do dia.
  • Um bom livro estiver à mão.
  • Se tiver sol o dia todo e um mar na frente ajuda muito.
  • E, principalmente, se os parceiros de férias forem bons de copo e bons de papo.

Sem entrar em detalhes de local, minhas férias foram exatamente assim. Eramos um grupo de 11 pessoas, cada um na sua, mas todos ligados no mesmo espírito: falar merda e rir todo o tempo. Nosso passatempo preferido pela manhã era dormir. O café da manhã era longo, exótico e exagerado. Meu dia se iniciava para valer após a corridinha diária, dentro da piscina. Nosso passatempo preferido (pelo menos para os homens) era o whale watching. Defina baleia. As baleias que procuravamos não estavam no mar, mas dentro, ou por perto da piscina. Baleias louras, morenas, altas, nem tanto, sempre bem proporcionadas e lindinhas. Copo de caipirinha na mão, meu parceiro de observação anuncia: “baleia a boreste, 15 hs”. Era só virar para o lado direito, 90 graus, e deparar com aquela maravilhosa e estonteante baleia. Essa brincaderia durou 8 dias e só no último nossas mulheres perceberam que a gente não estava observando as gordas…

Entre a piscina e o sono da tarde, o glorioso momento de parar de falar merda para comer alguma merda: um acarajé, batatinha frita, linguiça calabresa, um maravilhoso sanduba, às vezes uma moqueca, ou até um prato fundo de arroz com feijão. Nada que me recomende perante meu médico.

Acordado do soninho da tarde, direto para o bar. Musiquinha e mais cangibrina. De repente vem aquela fome de quem tomou todas. Caimos de boca, com tudo que temos direito, pois afinal essa é A REFEIÇÃO DO DIA. Mais uma cangibrina olhando o céu estrelado, quem sabe acompanhada por um charutinho, ou uma cigarrilha e cama, que ninguém é de ferro.

Parece difícil? E foi mesmo. Agora preciso de um ano até me recuperar para as próximas férias.

Uma opinião sobre “As férias acabaram…”

  1. As férias aqui acabaram hoje também, ainda não tive tempo de terminar de escrever. Que bom que aproveitaram as suas, relaxar e sair da rotina é tudo de bom!

    Desconfio que no penúltimo parágrafo faltou um “e”… heheheh… mas cada um deixa estrelado o que bem entende 🙂

    Besitos

Deixe um comentário

