Tecno-velhos, acordai!!!

Eu já passei dos cinquenta (há muito tempo), meus filhos são adultos e já tenho um netinho. Portanto, tecnicamente eu já estou velho, ou seja, sou um TECNO-VELHO. Os Tecno-velhos são tecnicamente velhos, mas não necessariamente velhos (?).

Na qualidade de tecno-velho eu posso tentar definir juventude: JOVEM É AQUELE QUE SE NEGA A FICAR VELHO. Parece idiota, mas nem tanto. A velhice pode ser física e/ou mental. A velhice física é inexorável e, sinto muito tecno-jovens, ela começa assim que a gente nasce. O que é ser velho fisicamente? Para um corredor de 100 ms rasos, talvez 25 já seja a velhice, um maratonista é velho aos 40 seja a velhice e para um jogador de golfe a velhice chega por volta dos 60. Já se você joga xadrez…. Para os filhos os pais são sempre velhos, não importando a idade que tenham.

Já a velhice mental é uma escolha de cada um. Se manter jovem, ou se deixar envelhecer mentalmente, é uma opção. Nós podemos escolher amigos todos de nossa mesma faixa etária (tecno-velhos equivalentes), mas também podemos optar por conviver e mesmo desfrutar da amizade de pessoas fisicamente muito mais jovens. Será que isso é possível? É!!! O desafio é não se deixar ficar para trás nas tendências de cada época. É preciso continuar gostando dos Beatles, mas, ao mesmo tempo, aprender a gostar da Amy Winehouse. Você pode assistir à novela das 9, mas também dar uma espiada na MTV. É preciso aprender a utilizar as novas tecnologias. Esse é um desafio que começa por aprender a usar todas as funções do DVD, do celular 3G, do iPod e, principalmente, dos computadores. O tecno-velho jovem, pode gostar de uma velha cantina no Bexiga, mas também curtir uma cervejinha na Vila Madalena. Pode jogar bocha (desculpem tecno-velhos, agora eu peguei pesado), mas também pode correr na USP com o filho e os amigos (mesmo que termine o trajeto meia hora depois deles). Não é preciso ser jovem para surfar na Internet, nem para criar um blog.

Ser mentalmente jovem é uma questão de interesse pela vida, uma questão de aceitar o difícil desafio da atualização contínua. Para se manter jovem é preciso não ter mêdo de ser ridículo e experimentar tudo, absolutamente tudo e principalmente aquilo que tecnicamente não é mais para sua idade. Isso significa enfrentar os preconceitos, literalmente c…… para eles.

Da mesma forma que a gente começa a envelhecer fisicamente ao nascer, também o envelhecimento mental é contínuo. As gerações se negam a compartilhar pequenos prazeres. Para ser mentalmente jovem é tão importante cantar Ciranda Cirandinha com o neto, como curtir o Carlinhos Brown com o filho e o Nelson Gonçalves com a mãe.

Anúncios

Uma consideração sobre “Tecno-velhos, acordai!!!”

  1. Concordo com tudo! Bom, eu raspo os 40 anos. Velha ou jovem, vai depender da referência. Para mim, a idade passou a ser relativa após entrar para o mercado de trabalho. E quando você descobre que “gente mais jovem” pode te agregar bastante e “gente mais velha” te escuta, a faixa etária importa cada vez menos. Para algumas coisas faz diferença, mas boa parte dos casos é puro preconceito.

    Em São Paulo, um dos casais de amigos mais próximos e grandes parceiros de mesa tinham a idade dos nossos pais. O que não nos impediu de ficarmos amigos dos seus filhos, da nossa geração. E a neta, que ganhou de aniversário de 15 anos uma viagem à Europa, ficou aqui em casa, nos divertimos horrores!

    Acho fundamental o que você comentou sobre não ter medo de ser ridículo. E essa é uma das vantagens que a experiência traz, a gente vai perdendo a vergonha e o medo do vexame. Vivo brincando que ainda sou capaz de fazer praticamente tudo, a diferença é se vai ser com ou sem dignidade. E aí, seguimos experimentando…

    Nesse ponto, tem uma coisa muito legal aqui na Espanha, em castelhano, nós não ficamos “más viejos”, ficamos “mayores”.

    Besitos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s