Get lost!!!

Meu pai dizia que o melhor esconderijo do ladrão é a multidão. Sábio paradoxo. Hoje em dia, o melhor lugar para a alguém se esconder é a Internet. Talvez nem todos tenham percebido, mas a Internet nos últimos cinco anos não cresceu, a Internet simplesmente explodiu! O número de internautas no mundo todo mais do que dobrou nos últimos cinco anos, se aproximando rapidamente da cifra de 2 bilhões (estimativa para 2010) de usuários. O conteúdo da WWW em Exabites (1 EB = 10 bytes elevados a uma potência de 18) dobrou nos últimos dois anos, se aproximando hoje de 8 EB. Qual foi o estopim desse crescimento vertiginoso? Três fatores influenciaram muito: o barateamento do acesso à banda larga, a diversificação de conteúdos (web sites, blogs, áudio/podcasts, vídeo/videocasts, documentos, registros médicos, e-mails, mapas, ring tones, fotos, música, brochuras, etc) e novos meios de armazenamento, geração e manipulação desses conteúdos (Internet propriamente dita, PC, Laptop, Celular, Smart Phones, tocadores de MP3, câmeras digitais, HDTV, DVR, etc). Apenas para dar um exemplo, existem hoje na blogosfera, cerca de 50 milhões de blogs em todo o mundo, todos eles produzindo conteúdo 7 X 24.

O perfil desta verdadeira multidão na web está mudando rapidamente. Tudo começou com a chamada Web 1.0 (exemplo da Amazon quando foi lançada), que se baseava na simples apresentação de informações (CD´s e livros são tipos de informação). Mais recentemente, nos últimos dois anos, surgiram os conceitos de Web 2.0 (com os Blogs, Wikis, avaliações de produtos pelos consumidores, leilões, etc), cujo paradigma é a interatividade, com a participação ativas dos internautas como geradores de conteúdo. A Web 3.0, que está próxima, será a Web dos sites inteligentes, que “conversam” e trocam informações entre si.

A partir do advento da Web 2.0 o consumidor sente o gostinho de colaborar e quer influenciar cada vez mais nas decisões do mundo corporativo. Clientes conectados vão pressionar nossa empresa por melhores níveis de serviços, produtos mais aderentes às suas necessidades, atendimento personalizado, novas tecnologias, preços mais baixos, novos canais de distribuição, etc, etc… o céu é o limite da ambição para quem tem o poder da informação na ponta dos dedos.

Portanto, se você quer utilizar a web como uma nova plataforma de negócios é bom se preparar. Sem um plano e um bom mapa, você vai se sentir perdido como se marcasse um encontro na Praça da Sé ao meio dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s