A nova corrida do ouro

A Internet tem sido vista pelo mundo corporativo, erroneamente no meu entender, apenas como mais um canal de vendas. Competindo com vendas diretas, revendas, distribuidores e call centers, a Internet é percebida apenas como o mais um canal, o mais barato e popular deles. Se temos um produto com uma pequena margem, cujas vendas queremos massificar, então imediatamente pensamos na Internet como o canal ideal.

Embora essa visão não esteja de todo errada (é mais fácil vender um livro pela Internet do que um avião), ela é tímida e preconceituosa. A Internet é o “novo Eldorado”. Ela é, em sí, um novo ambiente de negócios. Quem for mais rápido nessa nova corrida do ouro vai levar as pepitas maiores. Se vocês quiserem ser mais ousados, podem considerar a Internet um outro mundo corporativo, paralelo ao mundo físico. A maioria das empresas ainda usa a Internet apenas para comunicar, ou vender algo.

Existe uma enorme diferença entre usar a Internet como um canal de contato com o mercado e ter seu negócio na Internet. Quando oferecemos informações, ou vendemos pela Internet, quem vem até nós são aqueles que nos conhecem. Quando usamos a Internet como um ambiente de negócios, o potencial cliente não precisa saber de nossa existência, basta que ele nos descubra e constate que temos algo a lhe oferecer que lhe interessa (e que eventualmente ele nem sabia que existia).

Vamos a um exemplo banal que diferencia vender pela Internet, de usar a Internet como um ambiente de negócios. Alguém quer comprar um carro popular e para isso deseja consultar as ofertas na Internet. Ele pode pensar no Gol da VW, no KA da Ford e no Uno da Fiat. A pessoa entra no Google e digita “Ford Ka VW Gol Fiat Uno”, tendo como resposta as URL’s dessas várias empresas que marketeiam e vendem na Internet. Suponha agora que uma quarta empresa (uma montadora chinesa, nova no Brasil, mas que tenha um carro popular mais competitivo que os três mencionados) opera na Internet, conhecendo a lógica dos buscadores a ponto de oferecer seu produto CARRO POPULAR sempre que alguém digitar o nome dos concorrentes. Usando dentro de suas páginas web os tags com os nomes dos concorrentes, essa empresa poderia direcionar o buscador Google (ISSO É POSSÍVEL) para seu espaço onde o headline seria: CHEGA AO BRASIL O CARRO POPULAR COM O MENOR CUSTO OPERACIONAL DO MUNDO! Você concorda que pelo menos uma bicadinha o potencial comprador iria dar?

Esse exemplo simples mostra a diferença entre empurrar informação unidirecionalmente a quem procura, ou postar informação de forma inteligente, sabendo que hoje o usuário internet não quer publicidade, mas sim conteúdo aderente à sua necessidade instantânea. Esse é o fascinante mundo da Internet colaborativa, interativa, onde todos postam e geram conteúdo. Essa nova Internet é uma espécie de “mercado persa”, onde só aqueles que lá estabelecem seus negócios conseguem entendem sua lógica mercantil, maximizando as oportunidades.

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Uma consideração sobre “A nova corrida do ouro”

  1. Realmente, a internet é o futuro. E os blogs fazem parte desse futuro. Postei um link na Blogosfera The Blogger para o Chega mais…Os artigos aqui são muito interessantes. Um abraço e sucesso!

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