A vida se reduz a isso

Sexta-feira. Ansiosamente esperado, o fim de semana se prenuncia sombrio. Início do outono, de repente o céu cinzento, São Paulo garoento e frio. Aquela idéia de sair para comer uma pizzinha, ou curtir um choppinho com picanha na chapa fica sem graça. O que fazer? Assistir ao Jornal Nacional, folhear um livro e cair no sono. Não!!! Definitivamente, não.
Vamos ligar para aquele casal amigo e combinar qualquer coisa em casa, lá pelas 20 hs. Já são 18 hs, assim é preciso correr. Vamos dar um pulinho até o mercadinho gourmet mais próximo de casa. Basta um carrinho pequeno, pois a lista é curta: 200 gramas de um bom presunto “pata negra”, ou Parma, cortado bem fininho; um pão de grãos com pistache e nozes e um outro italianinho; uma cestinha com amoras silvestres; um pedaço de queijo Prima Donna azul bem macio; um punhado de nozes; uma garrafinha de vinho do Porto e uma garrafa (ou duas, ou três) de um vinho de corpo médio (um corte tipo Bordeaux, ou um Tempranillo espanhol, ou um Merlot da Califórnia ou, se o dinheiro estiver sobrando, um Chateau Lafitte 1999 para trás).
Vamos correr para casa, que já são 18:30 hs. Antes do banho, vamos preparar uma reduçãozinha… Peça uma panelinha para sua esposa (uma Tefal vai bem) e uma colher de pau, ou plástico. Derrame dois cálices de vinho do Porto na panelinha, junte as amoras (lave antes), uma colher de café de mel e um pouquinho de canela em pó. Regule a chama do fogão para fogo baixo e comece a mexer, mexer, mexer… até que a mistura se torne pastosa. Você acaba de criar uma redução de frutas no vinho do Porto. Coloque a panelinha na geladeira para esfriar.
Enquanto a sua redução de vinho do Porto esfria, prepare o cenário. Acenda a lareira, fatie os pães, monte a tábua com o queijo, nozes e o presuntinho fatiado. Escolha alguns CD’s cabeça de jazz (um Stan Getz pega muito legal).
Agora vá tomar um banho morno, que seus amigos estão chegando. Uma bela redução de vinho do Porto combina com roupa folgada e chinelões (os amigos têm que ser da casa).
Plim, plim! Os amigos chegaram. Receba-os como se fossem os “reis magos”. Você só abre o vinho na frente deles, pois um deles vai degustar o primeiro gole. Vinho aprovado, vamos à luta. Vale decantar o vinho.
Uma casquinha de pão italiano com “pata negra” e um gole de vinho. Foi bom? Vai ficar melhor. Agora corte uma fatia fininha de Prima Donna e coloque sobre ela uma gota da redução de vinho do Porto com um pedacinho de nozes. É o céu, com Leonardo d Vinci, os anjinhos, a Capela Sistina, e tudo mais, numa só bocada (acompanhada de vinho).
E aí, alguém nota o Stan Guetz acompanhando a Astrid Gilberto na Garota de Ipanema, com pegada de jazz. E o papo cabeça rola. Daqui para frente é puro prazer.
São 21 hs. Acabou o vinho e a redução de Porto. Olha a saia justa. Ache um conhaquinho. Um Remy Martin, ou Martell vão muito bem, mas se não tiver uma boa cachaça de cabeça (já esteve em Pernanbuco?) também serve, ou um bela Bagaceira portuguêsa. Se também tiver uns charutos (Montecristo no. 5, pequeno é a pegada, mas um Dona Flor da Bahia também cai bem), melhor ainda. Faça um bule de café italiano (todo mundo tem uma Bialetti) e daqui para frente a merda rola. Sugira que as mulheres vão assistir à “Saia Justa” (se for o dia, se não for a Luciana Gimenez serve). Daqui para frente o papo é sobre futebol, ou algo ainda mais sério. E a merda rola…
Enjoy!!! A vida se reduz a isso.

Anúncios

2 comentários em “A vida se reduz a isso”

  1. Oi! Tirando o programa da Luciana Gimenez, o resto deu vontade de fazer tudo! E o “pata negra” tem na esquina de casa. Aliás, vou lá já já com Luiz comê-lo de entradinha.

    Desculpe me meter, mas notei que não há nenhum comentário publicado nos textos, o que estranhei. Eu mesma já comentei uma vez e não aparece. Fiquei na dúvida se era intencional.

    Besitos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s